Importância do Janeiro Branco
O Janeiro Branco é um mês sobre a conscientização da saúde mental e emocional da população. A iniciativa foi criada em 2014, por um grupo de psicólogos de Uberlândia, Minas Gerais. A escolha do mês de janeiro para a campanha se deve a diversos motivos. Nesse período, as pessoas frequentemente experimentam a sensação de recomeço, estabelecem muitos planos e adotam novos estilos de vida. Esse clima proporciona uma base para que as pessoas iniciem o ano também considerando sua saúde mental.
Por que a cor branca?
A cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar "folhas ou telas em branco" sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e as quais desejamos concretizar.
Qual o objetivo dessa campanha?
Essa campanha visa alertar sobre a importância da saúde mental e emocional, a partir da prevenção dos transtornos decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico. Os transtornos mentais podem ser causados por uma série de fatores, como genética, estresse, abuso de substâncias e traumas. Nesse ramo também entram os transtornos de humor, esquizofrenia, bulimia, anorexia e o transtorno bipolar.
Durante o Janeiro Branco, várias organizações, profissionais de saúde mental, escolas e comunidades promovem palestras, eventos, campanhas e atividades voltadas para a promoção do bem-estar psicológico. A iniciativa visa sensibilizar a sociedade para a importância de cuidar da saúde mental de maneira abrangente, buscando a qualidade de vida e o equilíbrio emocional.
Sua importância
1. Promover a conscientização sobre a importância da saúde mental na vida de todos.
2. Oferecer informações, conhecimentos e recursos para ajudar as pessoas e as instituições sociais a investirem em vidas e relacionamentos com mais saúde mental.
3. Inspirar e provocar a criação de políticas públicas dedicadas aos universos e às necessidades psicossociais das pessoas e da sociedade.
4. Combater estigmas e preconceitos em torno das questões de saúde mental e encorajar atitudes e diálogos abertos sobre o tema.
Links:
Comentários
Postar um comentário